Patente da Apple bloqueia câmera de smartphones em shows

30 de junho de 2016

A Apple garantiu nos Estados Unidos a patente de um sistema que bloqueia a câmera dos smartphones, de forma a impedir que os aparelhos registrem shows, seja por fotos ou vídeos. O primeiro pedido relacionado a essa patente foi apresentado ainda em 2011 e garantido nesta semana, em 28/6.

A tecnologia que está sendo patenteada é descrita como ‘sistemas e métodos para recepção de dados infravermelhos com uma câmera designada a detectar imagens baseadas na luz visível’. É possível conferir os detalhes nos documentos divulgados pelo escritório de patentes dos EUA, neste link.

Com o sistema, a partir de palcos de shows e espetáculos diversos podem ser emitidos raios infravermelhos que, decodificados pelos smartphones na área onde são emitidos, bloqueiam as câmeras do aparelho, tanto para fotos como para filmagens.

Dessa forma, toda vez que uma pessoa apontar o smartphone para capturar as imagens de um show com esse sistema o aparelho vai apresentar uma notificação que explica que o uso da câmera está temporariamente desabilitado.

O mesmo sistema permite outro tipo de utilização. Por exemplo, a captura de dados emitidos por sinal infravermelho pode servir a museus de forma que ao apontar o smartphone para determinado objeto em exposição, sejam carregadas informações sobre ele.

* Com informações da PatentlyApple